20 setembro 2006

Galera. Esse texto foi publicado no Observatório da Imprensa e mencionado pelo coordenador da Expocom na noite de premiação. Leiam, leiam e comentem!

_______________

Expocom incentiva qualidade nas faculdades de Comunicação

André Azevedo da Fonseca


Há treze anos um evento nacional tem incentivado – e muito – a melhoria da qualidade da produção laboratorial nas faculdades de Comunicação no Brasil. Trata-se da Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), promovida pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação (Intercom) e coordenada desde o início pelo professor Paulo Rogério Tarsitano, da Universidade Metodista de São Paulo. A Expocom é uma mostra competitiva que anualmente reúne o que há de melhor na criação universitária no país, promovendo um intercâmbio muito interessante entre estudantes e professores-orientadores de diversos estados brasileiros.

Para se ter uma idéia, nesta edição a Expocom mobilizou milhares de estudantes de dezenas de faculdades de todo o Brasil, que foram estimulados a produzir uma grande quantidade de material para competir na mostra nacional. Aproximadamente 200 trabalhos de 42 instituições de ensino superior foram selecionadas na primeira fase da competição. Toda essa produção universitária de alta qualidade será exibida no Campus da Universidade de Brasília (UnB), a partir do dia 6 de setembro. Dessa forma, na solenidade de premiação, que será realizada no dia 8, estarão reunidos no mesmo anfiteatro os melhores alunos de Comunicação do país e, conseqüentemente, alguns dos grandes profissionais que em breve estarão atuando nos órgãos de Comunicação. Isso não é pouca coisa.

Minha experiência como professor de Comunicação Social mostra que a Expocom é a maior contribuição concreta de uma associação acadêmica para incentivar a qualidade na produção laboratorial no país. Ao serem incentivados a competir com os colegas de outras faculdades, os estudantes se entusiasmam e procuram dar o melhor de si para produzir excelentes jornais-laboratório, revistas digitais, vídeos-reportagem, fotografias, charges, programas de rádio e TV, campanhas publicitárias e outras peças nas 62 categorias das oito modalidades da exposição. Com esse estímulo os estudantes ficam visivelmente mais interessados em dedicar-se com afinco às exigências curriculares do curso. E alunos motivados são um prêmio para os professores!

Além disso, a cada ano a Expocom consolida-se como um termômetro confiável para medir alguns aspectos da qualidade das faculdades de Comunicação do país. Cursos bem equipados e com um corpo docente qualificado tendem a levar mais alunos à final. Como o julgamento é realizado por equipes descentralizadas de diversas instituições de ensino, consegue-se um alto grau de independência. A meritocracia é o critério.

É por tudo isso que causa certa apreensão alguns comentários que vez ou outra circulam nos congressos da Intercom, afirmando que a Expocom não tem validade e deve ser “repensada”, porque não é “científica”. Ora, esse evento é uma motivação para a criatividade, para a inteligência e para a vontade de fazer bons trabalhos. Essa motivação é o primeiro passo para que os alunos valorizem o conhecimento, a disciplina e as teorias que fundamentam as práticas em comunicação. A Expocom contribui para formar o estado de espírito de pesquisadores apaixonados pelo que fazem. Ao aproximar alunos e professores-orientadores em um projeto em comum, o evento incentiva também o despertar dessa relação intelectual de confiança e aprendizagem mútua. Finalmente, a o evento da Expocom, por si só, acaba aproximando os estudantes das centenas de pesquisadores que participam dos núcleos de pesquisa no congresso, e assim contribui mais uma vez para instigar o interesse pela pesquisa acadêmica.

Portanto, além do incentivo à produção laboratorial, podemos dizer que a Expocom é também, direta e indiretamente, um dos maiores estímulos à futura produção científica em Comunicação Social no Brasil. Se não o maior.

7 comentários:

Rander Ariel. disse...

professor na fotonovela
da uma revisada na nossa nota
nos nao erramos e nao levamos vais
e tiramos 11
valeu professor um abraco

Duh Kurimori disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Duh Kurimori disse...

É professor,eu concordo com o Rander.Acho que teve alguma coisa errada na nossa nota,na nossa opnião e de nossos colegas nosso trabalho não ficou tão ruim assim para tirarmos essa nota.Seguimos as regras conforme mencionadas.Se tivermos errados desculpe.Mas de uma olhadinha pra nós por favor!
Obrigado professor!
Abraço!

Gabriella França disse...

Uma idéia excelente, com certeza a expocom é um incentivo para nós, estudantes de comunicação.
Com esse estímulo os estudantes ficam mais interessados em dedicar-se às exigências curriculares do curso. E a ter uma idéia de como é o mercado, e o quanto existe pessoas boas concorrendo com nós, no futuro!
Espero que muito de nós, consiga chegar lá!
Abraço André!

casioca disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
casioca disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

OIE!
ATÉ QUE ENFIM MAIS ALGUÉM RECONHECEU O VALOR DA COMUNICAÇÃO.
A EXPOCOM É UM GRANDE INCENTIVO PARA NÓS QUE ESTAMOS INGRESSANDO AGORA NESSA ÁREA!
ABRAÇOS!!!