01 agosto 2008

Congresso de educadores

Hoje ministrei um minicurso de 4 horas no XIV Congresso Regional de Educadores de Uberaba e do Triângulo Mineiro. A parte mais difícil foi acordar ás 6h da manhã (o curso começava ás 7h30). Mas foi ótimo. Falei com sessenta professores sobre visão crítica das mídias, apresentei alguns slides para mostrar como o fotojornalismo trabalha com as intepretações da notícia e falei sobre subliminar.
Fiquei conhecendo uma iniciativa fantástica do governo de MInas: o Sistema de blogs para projetos educacionais, localizado na Intranet da Secretaria Estadual da Educação. Conheci as professoras que desenvolvem o blog Espaço Aberto e visitei o site ainda hoje.

Uma beleza de idéia! Fiquei muito interessado porque este era justamente a solução que o minicurso oferecia para promover a criticidade dos estudantes perante a mídia - ou seja, partir para o faça-você-mesmo! Quando os alunos fazem mídia e descobrem como é o processo de redação e seleção de notícias eles ficam mais preparados para interpretar as mídias tradicionais. Excelente idéia!

Nenhum comentário: