01 janeiro 2012

Mário Palmério e a encenação de prestígio





Mário Palmério jamais deixou de cuidar de sua própria imagem ao mesmo tempo em que se empenhava para conferir visibilidade à sua escola. Quando em outubro de 1943 foi assinado o contrato de financiamento da nova sede do Liceu, por exemplo, o jovem professor de apenas 27 anos preparou um verdadeiro espetáculo de autoconsagração.

Para monumentalizar aquele instante, Palmério convidou as principais autoridades locais e produziu uma imagem de grande poder expressivo que, certamente, impressionou bastante a imaginação da cidade.

Em uma bela fotografia, nove autoridades, de pé e postados no segundo plano em uma semicircunferência, quase que se curvam diante do jovem professor que, no centro das atenções, sentado na única cadeira disponível em uma extensa mesa no gabinete do prefeito, assina solenemente o contrato. Entre as autoridades estavam o próprio prefeito Carlos Prates; o Diretor do Depto. de Eletricidade de Uberaba, Thomas Bawden; o gerente da Caixa Econômica, José Sebastião da Costa; além dos representantes da firma construtora e da imprensa local. Mário Palmério é o mais jovem deles. Senhor absoluto da situação, o professor impressiona pela compostura e pela pose de maturidade diante da responsabilidade. O fotógrafo conseguiu compor a cena de modo que a luminosidade partisse do centro, tal como uma aura de Mário Palmério, e irradiasse o rosto de todos.

Reparem bem: esta imagem é muito parecida com uma pintura clássica muito famosa. Qual é a pintura? Será uma semelhança meramente acidental?



Ps. Que tal uma visita à Fan Page do livro no Facebook?
http://www.facebook.com/mitomariopalmerio

Nenhum comentário: