17 agosto 2008

Dissertações estudadas

Acabei de ler duas dissertações que me ajudaram em muitos pontos. A primeira foi: "Os oficiais do povo: a guarda nacional em Minas Gerais Oitocentista, 1831-1860", de Flávio Henrique Dias Saldanha.
Esse trabalho foi bem interessante porque discutiu a questão do prestígio conferido pelas patentes, fez um histórico bem sintético (sobretudo me esclareceu sobre a lei de 1850 que extinguiu a elegibilidade na Guarda Nacional) e estudou o que ele chamou de "horizontalização social" conferido pelos títulos honiríficos - coisa que pretendo discutir, mas em outro contexto.

A outra foi: Imagens e vozes do Sertão da Farinha Podre na produção historiográfica de Antonio Borges Sampaio (1880-1908), do meu amigo, Augusto Bragança Silva Pigrucci Rischiteli. Esse também foi bem interessante, principalmente porque caminhou em uma linha que quero seguir: a construção do imaginário de uma cidade civilizada no sertão brasileiro, os problemas da identidade regional (mineiridade x separatismo do Triângulo Mineiro). ´Vai ser bastante útil.

Agora tenho que reler "América Latina no Século XXI", de Manuel Antonio Garretón (e outros) para elaborar a resenha para o trabalho da disciplina do doutorado. É um texto muito bom e também será muito útil para a tese, porque pretendo utilizar o conceito de "matriz sociopolítica" proposto pela obra.

Na próxima semana tem a Semana de História da Unesp, que vai discutir historiografia. Vou participar de uma sessão coordenada com minha orientadora, a Teresa Malatian. Vai ser mais um bom exercício! Avante!

Nenhum comentário: