12 maio 2012

Ana Clara; cinco anos em dez minutos




Este vídeo é um agradecimento a todos que nos apoiaram durante o tratamento da Ana Clara, em 2011.

Nossa filha sempre foi amada com muita intensidade, mesmo antes de nascer. Sua presença nos transformou e nos tornou pessoas melhores, mais sensíveis, afetuosas e apaixonadas. Aos 3 anos de idade ela foi diagnosticada com Tumor de Wilms, um tipo de câncer nos rins. Logo descobrimos que havia metástase nos pulmões. Foi o período mais difícil de nossas vidas. Ficamos atordoados, asfixiados, como em uma queda sem fim em um pesadelo. Por um período, deixei de lado o trabalho e todos os meus compromissos para me dedicar exclusivamente a ela. A única coisa que importava era cuidar dela, brincar com ela e deixá-la feliz para que ela suportasse a rotina dos exames, das cirurgias e das sessões de quimioterapia. E a Ana Clara foi muito determinada, encarou todas as fases do tratamento com dignidade e iluminou as nossas vidas com sua coragem.

Ana Clara terminou o tratamento em outubro de 2011 e está exuberante, linda e feliz! Ela faz os exames de rotina e todos os resultados são favoráveis!

Entregamos toda a nossa vida a ela! Mas jamais teríamos força sem o apoio dos amigos, da família, dos alunos e dos colegas de trabalho. Não há dúvidas de que a solidariedade, essa maravilha humana, foi um dos elementos decisivos do tratamento.
Obrigado a todos vocês! E me desculpem pelas falhas, omissões e sumiços nesse período. Continuamos empenhados nos cuidados com a Ana Clara. Estaremos sempre presentes para oferecer a ela a melhor formação humana que uma criança pode ter, para que ela desenvolva em sua vida os valores maravilhosos que ela já manifesta, tais como a curiosidade, a sensibilidade, a generosidade, a honestidade, a coragem e o amor profundo pela vida.

Ana Clara fez cinco anos no dia 11 de abril de 2012. Esse vídeo foi exibido aos convidados.

Ps. Demoramos para decidir colocar o vídeo no YouTube. Não queríamos expor a Ana Clara. Mas precisávamos agradecer a todos de alguma forma. Além disso, fomos convencidos que a mensagem do vídeo pode inspirar outros pais a terem uma relação mais afetuosa com os filhos. Além disso, quem sabe a nossa experiência não ajuda a acender a esperança das famílias que também lutam contra o câncer de seus filhos.

2 comentários:

Anônimo disse...

O meu e-mail para contato é deborafrasquete@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa noite professor André. Me chamo Débora Frasquete e participei da seletiva para o mestrado na UEL esse ano, mas meu projeto não passou para a próxima fase.
Durante o período de seleção pesquisei sobre os orientadores disponíveis e encontrei esse blog. Ele e a linha de pesquisa do meu projeto me fizeram colocá-lo como meu possível orientador. Meu projeto era sobre Luis XIV e a indumentária, não sei se chegou a vê-lo e se lembra dele. Desde que meu projeto não foi aceito tenho vontade de conversar com você sobre isso. Como fiz tudo sozinha, sem orientação nenhuma e pretendo me inscrever novamente no próximo ano eu precisava procurá-lo para saber, se for possível é claro, o que eu fiz certo ou que fiz errado, para não cometer os mesmos erros na próxima seleção. Espero não estar incomodando muito, porém falar com você era algo q eu precisava fazer.Agradeço muito a sua atenção e espero que você possa me ajudar nessa empreitada de ser melhor para o próximo ano. Atenciosamente. Débora Frasquete