01 setembro 2006

Galera! Recebi este e-mail do Tobias e gostaria que vocês deixassem comentários para ajudar a discutir essa questão. O Tobias levantou um ponto que talvez é a maor questão do jornalismo contemporâneo. Quero ver um grande debate sobre isso!
Avante

André


++++++++++++++


Mestre, tudo bem? Espero que sim.
Desculpe te perturbar novamente e desculpe por ser chato.
Acontece que esse fato recente do candidato lá de Goiás afirmando que é "dono" do partido me chamou a atenção. É o seguinte, por que é que eu tenho a sensação de que a grande imprensa solta algumas notícias com o prazo de validade vencido? Ou melhor, nós sabemos que existem vários donos de partido, mas só agora apareceu um. Nós sabenos de vários mensalões e sanguessugas, mas só agora estão em evidência.
Será que sofro de necessidade de justiça feita com a caneta ou com o teclado? Esse sentimento de "justiça jornalística" é uma forma infantil de prática jornalística?
A gente lê na imprensa menor (que quase sempre faz um JORNALISMO MAIOR) fatos que só depois de meses vão estar no Estadão ou na Folha. Então como trabalhar a "linearidade" da pauta, como ter um raciocínio de pauteiro em meio a tanta contradição sobre o que é assunto, o que é notícia e que deve ser descartado?
Fico desesperado quando olho para o horizonte e le me aparece cada vez mais amplo, então tem notícia em vários lugares, sob vários ângulos. É uma angústia que parece não ter fim e isso vai se transformando em ansiedade.
É muita informação e não cabe tudo no mesmo espaço da lauda.
Se vc. me entende, será consegue me ajudar a encaminhar alguma resposta?
Abração do pupilo Redomão.
///

5 comentários:

Elizabeth disse...

Se formos reparar bem, a grande imprensa parece que “condensa” as matérias para que sejam mais bem digeridas – veja bem, digeridas, e não compreendidas – de forma a abordar somente um lado da questão, que normalmente é o lado que mais lhe interessa. Muito triste, porque isso deturpa as idéias, omite detalhes importantes para a compreensão dos fatos e expõe apenas um ponto de vista, ignorando que os pequenos e grandes acontecimentos não são feitos por uma pessoa só, e nem testemunhados por um único indivíduo. Sem falar que muitas vezes não há espaço suficiente para todas as informações que surgem, sejam elas de grande repercussão ou banais. Com isso, entendo que o verdadeiro jornalista tem que ir a fundo nos grandes acontecimentos, mas precisa estar atento a outros fatos que, mesmo de aparente pouco valor, ainda assim serve para uma boa matéria, com qualidade e conteúdo.

Eliane Silveira disse...

Obrigado.

Caio César disse...

Isso acontece porque o jornalismo não é comandado por princípios éticos e sim por interesses financeiros.
Sobre a questão da pauta,todo o jornalista deveria fazer igual a Celi fala: roteirizar as informações e depois distribuí-las de acordo com a importância e mandar pro ar. Jornalismo, não tem que inventar apenas tem que ser correto respeitando do outro lado o seu público correspondente, seja de rádio ou de televisão.

Duh Kurimori disse...

está okay professor!
Irei providenciar a mudança do blog para que ele fique menos pesado,acho que o problema é aquele efeito espacial.Irei fazer o possível para ler semanalmente o Observatório da imprensa!
Até mais professor!
Abraço!

letixinha disse...

OiEEeE!!!
Bom aqui vou tentar articular um problema que fere nós todos futuros jornalista!!
Depois de ter lido "Miséria do jornalista brasilerio", observei o quanto a midia vive a custa dos leitores, que afinal os proprios leitores desviam da realidade, preferem amenizar essas vergonhas que o nosso governo comete pra mostra que temos politicos competentes, digo que fiquei indignada com algumas realidades que nossa profissão aflige, um profissional que parace um tanto importante, mais se não hà jornalistas com caracter ético e profissional como será o jornalismo daqui alguns anos?
Eis nois futuros pra entrar e colocar um caminho que seja ideal...
O problema citado pelo Tobias e horrorizante e concordo plenamente com ele, porque a midia divulgam noticias tão atrasadas e que acabam sendo picadas achando que depois de resolvido e amenizado os entaum problemas acha que pode solta-las?
Bom se a midia vive da opinião do leitor que público alvo será que ela tem a intenção de esconder ou melhor enganar diante de tantos fatos???
Bom André minha visão é essa.
Abraços até a próxima
Letícia Lemos